30/07/2018 - 11:18 | Economia

Renascença DTVM: Panorama COPOM

Renascença DTVM: Panorama COPOM

Para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da semana que vem, acreditamos que a Selic permanecerá inalterada, em 6,50%. Nossa opinião está fundamentada principalmente nas recentes comunicações do Banco Central, as quais indicaram que não há grandes preocupações da autoridade monetária a respeito do cenário inflacionário no curto prazo.

 

  • Na mais recente reunião do Copom, o colegiado deixou em aberto quais serão os próximos passos de política monetária. Os diretores acharam por bem se limitar a dizer que “os próximos passos da política monetária continuarão dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação”.

 

·         Contudo, o Copom deixou claro também que o cenário mais provável é de manutenção da taxa, uma vez que não apresentou motivos para ter grandes preocupações com a inflação. Além de ter avaliado que a economia está em processo de recuperação em “ritmo mais gradual”, sugeriu que a recente greve do setor de transportes de cargas impactou os preços apenas de forma temporária, apesar de significativa. Ademais, ainda que as projeções de inflação BC para o ano atual tenham sido revisadas para cima, as referentes a 2019 e 2020 sofreram revisões baixistas, e todas elas ainda se encontram abaixo do centro da meta de seus respectivos anos.

 

  • Ao longo deste segundo semestre, nossas expectativas permanecem sendo as de que a Selic continuará inalterada em 6,50% até o final do ano. Entretanto, é evidente que o momento atual é envolto de incertezas, principalmente no campo político e fiscal, o que nos faz considerar também um cenário alternativo, que contemplaria elevação da Selic para 8,00% nas duas últimas reuniões deste ano. Esse cenário ocorreria se a disputa política das eleições resultasse na vitória de um candidato contrário às reformas fiscais, com consequente alta do dólar, e caso a política monetária dos EUA assumisse uma postura muito “hawkish”.

 

(Em anexo o documento completo)

 

 

 

 

Economia
Economia@dtvm.com.br


 


RENASCENÇA D.T.V.M. Ltda.
www.dtvm.com.br
 

  

Al. Santos, 1940 12º Andar 
Cerqueira César 01418-102 São Paulo-SP
 
Fone: (11) 3262-3100 Fax: (11) 3141-1198
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  P Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE.

Esta mensagem pode conter informação confidencial e/ou privilegiada. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não deverá utilizar, copiar, alterar, divulgar a informação nela contida ou tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor avise imediatamente o remetente, respondendo o e-mail e em seguida apague-o.
Agradecemos sua cooperação.
 
This message may contain confidential and/or privileged information. If you are not the addressee or authorized to receive this for the addressee, you must not use, copy, disclose, change, take any action based on this message or any information herein. If you have received this message in error, please advise the sender immediately by reply e-mail and delete this message.
Thank you for your cooperation.

 

 


voltar