Iprevi - Instituto de previdencia social dos servidores municipais de Ivinhema

17/05/2018 - 08:52 | Economia

Cenário Econômico BB

DTVM

Uma das principais funções do Segmento de Macroeconomia da BB DTVM é a construção de cenários.

Cenário macroeconômico é um conjunto de estimativas para a trajetória futura de diversas variáveis econômicas, dentre as quais a taxa de câmbio, juros, inflação ao consumidor e ao atacado, crescimento do PIB, saldo da balança comercial, etc.

O cenário de curto prazo disponibiliza as previsões mensais, normalmente para um período à frente de 24 meses. O cenário de longo prazo disponibiliza as previsões em base anual, em horizontes mais longos, normalmente superiores a 5 anos.

As previsões são realizadas fundamentalmente através da utilização de modelos macroeconométricos, desenvolvidos pela própria BB DTVM. Este conjunto de equações permite, sob algumas hipóteses estabelecidas para o comportamento de algumas variáveis, a obtenção de projeções para as variáveis de interesse. Estas projeções, contudo, ainda passam por uma avaliação (os modelos não são perfeitos) antes de serem efetivadas como as estimativas do Segmento.

Também fazem parte do nosso “ferramental” o acompanhamento das coletas de preços e o tratamento específico para as variáveis antecedentes/coincidentes (variáveis que guardam forte correlação com a variável que se quer prever, com divulgação anterior à variável de interesse).

Por fim, o desempenho das projeções são sistematicamente testadas por meio de testes com os modelos (avaliação interna), bem como através da confrontação do desempenho da BB DTVM e outros agentes de mercado (avaliação externa). O ranking TOP FIVE do Banco Central é um bom exemplo de avaliação externa.


voltar